Porquê ter um blogue?

Bem, há imensas razões: para discutir política, para mostrar qualquer coisa, para treinar a escrita, para ensinar, para aprender, para divagar, para mostrar taras e manias, enfim, por todas as razões, boas e más.

É preciso, claro, algum tempo. Mas eu, que não tenho tempo nenhum, ando com alguns blogues às costas. Por isso, é preciso é querer — e gostar. E ser persistente.

Já os objectivos... Há quem queira apenas escrever e há quem escreva blogues privados só para si. Uma espécie de diário guardado nos insondáveis servidores do Google. Outros escrevem para três ou quatro amigos. Outros querem escrever para milhares, milhões, e por aí fora.

Uma coisa é certa: não estamos nos EUA, onde ser blogger é uma profissão. Por cá, tirando os que já eram famosos, e tirando uma ou outra Pipoca, é apenas um hobby. Mesmo os grandes blogues políticos (porque a blogoesfera, por cá, tem como centro a política) são hobbies, mesmo que sejam hobbies que abrem a porta do Parlamento.

Pessoalmente, na empresa onde trabalho, já experimentámos ter um blogue interno, que resultou até certa altura. Depois passámos para outros sistemas; mas, claro, como não podia deixar de ser, há um blogue da empresa. Aliás, dois. Já criei um blogue por motivos "micropolíticos" (para, vejam bem, criar uma freguesia), e esse lá se tem mantido activo. Já experimentei blogues porque sim, blogues com conceito, etc. Foi divertido, mas tinha (tenho...) mais que fazer.

Agora, achei que era bom ter um sítio para pôr umas dicas úteis para alunos, colegas e amigos. Aqui está, portanto, este Computadores e outros mistérios. Mas, atenção!, não sou propriamente um geek à séria, que trabalhe em computadores (se querem um programador, falem com o meu irmão). Trabalho numa empresa de tradução e os computadores são ferramentas — uso-os "na óptica do utilizador" (que expressão tão feia!), mas uso-os nessa óptica todo o santo dia e toda a santa noite. Por isso, lá fui aprendendo umas coisas.

Além disso, os "outros mistérios" podem ser interessantes (ou uma grande seca, porque pelos vistos tudo é uma grande seca para muitas pessoas). Veremos.

Agora, uma imagem... Sim, porque é preciso pôr imagens nos posts, senão ninguém lê! Pode ser a Lição n.º 1 do Blogger Amador: encontrem um raio duma fotografia qualquer para ilustrar os posts. Como não tenho nada à mão que represente a blogoesfera e não tenha direitos de autor, tomem lá uma foto duma caneta. Finjam que é um artefacto antigo e já se torna interessante.


"Caneta: objecto que se usava para escrever numa espécie de ecrã feito de pasta vegetal. 
Uma espécie de rato, mas com tinta."

Comentários