O que quer dizer Lisboa?

Que pergunta tão parva, dirão alguns. Aliás, dirão muitos. Quase todos.

Mas tem razão de ser. Lisboa quer dizer coisas diferentes para pessoas diferentes.

Para começar, quer dizer "capital de Portugal". E outras coisas: "capital do distrito de Lisboa", etc. Mas isto, no fundo, não explica nada. Fisicamente, a que se refere a palavra Lisboa?

Alguns dirão que a pergunta é estúpida, não só porque todos sabem o que quer dizer Lisboa, mas porque o referente duma determinada palavra é uma espécie de mito. As palavras não se referem a nada. São peças dum sistema que só significam no âmbito desse sistema. (Esta opinião é um vírus que provocou umas epidemias há umas décadas, mas já está a passar. Nem foi preciso vacina.)

Pois bem, pensem lá então no que quer dizer Lisboa.

A cidade. Muito bem. Pensemos nessa cidade. Onde acaba? Nos limites do concelho de Lisboa? Os limites são bem conhecidos e, para dizer a verdade, sofreram uma alteração há pouco tempo que teve dedo de quem escreve estas linhas (e de muitos, muitos outros, claro).

Mas será isso? Quer então dizer que quem vive em Moscavide não vive em Lisboa? Muitos lisboetas diriam que sim: quem vive em Moscavide vive em Moscavide, não vive em Lisboa. Qual é a dúvida? A dúvida, amigos, é que se perguntarem a uma pessoa do resto do país se Moscavide é Lisboa, essa pessoa irá fazer cara de espanto: a resposta é óbvia e é sim.

Pois, entendamo-nos: às vezes, quando dizemos Lisboa, queremos dizer um território (e tudo o que está por cima e por baixo), com os limites do concelho. Mas também queremos dizer uma centralidade, um nome que foi sendo dado a uma cidade e um concelho cujos limites foram sendo alterados ao longo do tempo. Sobral de Monte Agraço já fez parte do concelho de Lisboa!

Lisboa também quer dizer toda a área urbana, todo o aglomerado, toda a Grande Lisboa. É disto que falam os não lisboetas quando falam de Lisboa. Às vezes, dizem: "não gosto nada de Lisboa" e querem dizer apenas "não gosto nada de grandes cidades". Ou algo do género.

E Lisboa quer dizer também o centro do poder. Quando um madeirense fala do poder de Lisboa, não fala da cidade, do território, nem sequer dos lisboetas. Fala dum conjunto de instituições cujas sedes até estão, na sua maioria, dentro do concelho de Lisboa, mas isso é algo secundário.

Depois, Lisboa quer dizer também todo o conjunto de ideias, frases-feitas, poemas, romances, investigações, estatísticas, pessoas, visitantes, fotografias, relatos, ódios e amores — e tudo o mais de que se faz uma cidade.

Respostas certas há muitas. A resposta mais errada que conheço é dizer "Lisboa é isto que estou a dizer, e não há discussão". Para o mal e para o bem, há sempre discussão.

(Já agora, lisboeta, o que quer dizer?)

Comentários