O Mistério da Wikipédia

Como é que a Wikipédia, que é uma enciclopédia editável por qualquer pessoa, consegue ser mais equilibrada e acertar mais do que muitos artigos de jornal e por aí fora? É simples: segue um método que inclui a correcção do erro, um método que quase poderíamos chamar de científico (se não fosse abusar...). Ou seja, a Wikipédia sabe que inclui erros, mas tem um método para os detectar e corrigir e ainda um método para que as várias teorias e hipóteses que são apresentadas sejam interrogadas, testadas e extirpadas quando é o caso.

Desta forma, quando alguém procura Homeopathy no Google, o primeiro artigo que lhe aparece é um óptimo artigo, que não só explica o que é a homeopatia, as supostas bases, bem como a desmontagem de toda aquela areia atirada aos olhos e a explicação dos efeitos percebidos por quem usa esta "medicina" (sublinho as aspas de propósito).

Reparem: nada disto mostra falta de abertura: basta olhar para a página de debate, para perceber que os argumentos pró-homeopatia são aceites à partida, discutidos, esmiuçados e, claro, recusados por fim, não por serem a favor da homeopatia, mas por se revelarem inválidos. (Podem verificar como o artigo explica ainda os poucos casos de estudos que pareceram dar resultados positivos em relação aos tratamentos homeopáticos.)

Há o perigo de alguém ignorar toda a discussão e substituir o texto por uma apologia da homeopatia? Sim, mas não dura mais do que alguns segundos... A brigada mundial de geeks que mantém esta pérola não brinca em serviço!

Comentários