Teste à Astrologia


Vamos fazer um teste… (Vou tentar criar um teste o mais científico possível.) Se a astrologia passar este teste, de forma repetida e sustentada, talvez tenha algum fundo de verdade, apesar de não fazer sentido nenhum. Atenção! Se a astrologia passar este teste apenas uma vez, não significa nada. Tem de ser de forma sustentada — de forma repetida, testável, replicável (isto pode parecer exigência a mais, mas é apenas um pouco de rigor).

Se os astrólogos conseguem descrever as características da pessoa através do conhecimento do seu mapa astral, conseguiriam, com alguma segurança, dizer pelo menos o signo da pessoa através da descrição dessas mesmas características. Ou não? 

Diria — corrijam-me se estiver enganado — que se a astrologia tiver algum fundo de verdade, a partir da descrição da personalidade é possível prever com alguma segurança o signo da pessoa. Mesmo que às mesmas características correspondam vários signos, em princípio conseguiriam adivinhar o signo mais vezes do que o simples acaso (o simples acaso adivinha o signo duma pessoa aproximadamente 1/12 das vezes — porque há 12 signos; ou seja, se tivermos 12 papelinhos com os vários signos, se tirarmos à sorte, iremos encontrar o nosso signo aproximadamente 1/12 das vezes).

Ora, vamos lá testar isto, mas de forma minimamente científica.
  1. Para começar, encontrem um amigo que não acredite em astrologia ou para quem a astrologia seja indiferente. Peçam-no para se descrever o mais detalhadamente possível. É importante que não o ajudem (porque vocês sabem o signo dele, podem estar a viciar o teste). É importante ainda que não lhe digam para que serve essa descrição. É importante que retirem toda e qualquer referência a datas de nascimento ou alturas do ano em que nasceu.
  2. Peguem na descrição e perguntem a muitos astrólogos, sem dizerem nada sobre a idade da pessoa, qual o signo da pessoa ali descrita. Se quiserem ser mais rigorosos, peçam a uma pessoa que não sabe o signo do vosso amigo para contactar os astrólogos. Será um teste duplamente cego. 
Se a astrologia tiver algum fundo de verdade, a maioria dos astrólogos acertará. Correcto? Se não tiver validade nenhuma, 1/12 dos astrólogos acertará (aproximadamente e dependendo do tamanho da amostra). Talvez até um pouco mais de 1/12, porque as descrições de características pessoais estão muitas vezes já influenciadas por coisas que se dizem sobre os signos, mesmo em quem não acredita em nada disso. Quase toda a gente sabe o seu signo e sabe algumas características supostamente associadas a esse signo. 

Podem dizer-me: "ah, mas há os ascendentes e tal?" Enfim, estou a simplificar o trabalho dos astrólogos. O signo é o básico, certo? Então, deve ser básico perceber de que signo é uma pessoa sem que esta diga a data de nascimento.

Se quiserem, até podem aceitar que a pessoa a servir de cobaia responda a questões, por escrito, dos astrólogos, desde que não seja qual a data de nascimento, ou a época do ano, ou algo desse tipo. Apenas perguntas sobre a personalidade. Essas perguntas devem passar pelo vosso amigo testador, por vocês, e de vocês para o amigo cobaia — e no fim fazem o percurso inverso. Devem ter o máximo cuidado em retirar todas as informações que permitam adivinhar a data de nascimento.

É bem provável que o resultado continue a ser 1/12. 

Se alguém detectar algum erro neste meu teste, diga-me. Terei todo o gosto em criar um teste caseiro ainda mais fiável.



Perguntas

"Mas porque é que o amigo-cobaia não pode acreditar em astrologia?" Porque se acreditar, já está muito influenciado pelas próprias previsões astrológicas. Ou seja, iria debitar uma série de lugares comuns que serviriam de pistas para os astrólogos adivinharem o signo.

Mais perguntas?

Comentários