Ciência da Treta

Este é um dos melhores "manuais do caçador de disparates": Bad Science, por Ben Goldacre.

Usando os vários disparates pseudo-científicos relacionados com a saúde como "sacos de pancada", Goldacre ensina o que é a ciência e como aprender a separar o trigo do joio, que é como quem diz, a medicina que funciona da medicina que é apenas forma de gastar dinheiro para tomar uns bons comprimidos de nada.

Desde a homeopatia, passando pelo nutricionismo tão em voga, avançando corajosamente contra os movimentos anti-vacina na moda no Reino Unido, o autor ataca tudo e todos para nos proteger a nós, leitores, de tantas tretas que por aí andam.

Ficamos muito mais preparados para enfrentar a areia que nos atiram para os olhos.

Logo na introdução, levamos com esta óptima descrição do que nos leva a fazer ciência: "para nos impedir de sermos enganados pelas nossas próprias experiências isoladas e pelos nossos preconceitos" (minha tradução).

O jornalismo sai muito chamuscado do livro, pois o autor não perdoa a forma leviana como a ciência é tratada pelos jornais e revistas, who should know better. Afinal, quando se propaga sem quaisquer bases que as vacinas provocam autismo, está-se a condenar à morte várias crianças que vão apanhar doenças que estariam controladas se a cobertura da vacinação não tivesse diminuído devido a estas tretas propaladas pelos media.

Podem comprar na Amazon:

   

 Em português, está disponível em http://www.wook.pt/ficha/ciencia-da-treta/a/id/2192246.

Uma recensão mais completa, por Carlos Fiolhais (um dos nossos grandes cientistas e divulgadores de ciência), em: http://dererummundi.blogspot.pt/2009/12/ciencia-da-treta.html.

Boas leituras, caçadores!

Comentários