Para quê tudo isto?

Todos nós contribuímos como podemos para a sociedade, das formas que vamos encontrando. Este vosso caçador criou este blogue e uma página do Facebook (e do Twitter, para quem não sabe), não porque não tivesse nada para fazer (muito antes pelo contrário), mas porque acha sinceramente que espalhar um pouco de espirito crítico e de curiosidade informada é muito importante para Portugal.

Um dos episódios que me levou a criar esta página foi ter sabido do caso duma pessoa que deu 10 000 euros por um carro só porque alguém, que nunca viu, lhe prometeu o carro através dum site da internet. Ninguém está livre de cair numa burla, mas quanto mais espirito crítico andar por aí, menos hipóteses terão os burlões. Outros episódios que me levam a isto é conhecer muitas pessoas de quem gosto muito que acreditam em qualquer história que seja partilhada pela net ou boca a boca e depois não percebe e desconfia da ciência, porque da ciência conhece apenas o que os jornais e a televisão diz, que é pouco, nada ou deturpado.

Isto é, assim, uma espécie de contribuição pessoal para uma "causa" em que acredito. Não se trata de atacar ninguém em particular, mas de promover o pensamento crítico. Não serei a melhor pessoa para isso, mas acho que posso contribuir. Já agora, que ninguém se sinta ofendido por ver uma sua ideia aqui exposta como disparate: há duas hipóteses — ou é de facto disparate, e fica a saber a verdade, o que é sempre bom, ou estamos enganados por aqui e pode esclarecer toda a gente. Força!

Dito isto, o certo é que esta minha contribuição envolveu alguma publicidade, pouca, para começar a espalhar a palavra em relação a esta página. Essa publicidade é muito limitada (enfim, daria para comprar alguns livros) e agora conto com quem por aqui passeia para me ajudar a divulgar a página. Porque não quero deixar de comprar livros, se bem me entendem.

Também proponho que me enviem propostas de guest posts, assinados ou anónimos (podem assinar e pedir anonimato). Propostas de temas, disparates e livros também serão bem-vindas, e a tudo responderei, logo que tenha tempo (que sempre escasseia…).

Espero, sinceramente, que esta página seja útil. E que uma vez por outra faça rir. Porque isto não é só proselitismo. Também faço isto por divertimento — talvez até seja a principal razão. Obviamente!

Alguns avisos
A) Alguns disparates serão ideias comprovadamente falsas, outros serão opiniões que acho disparatadas, outros serão teorias da conspiração, outros serão verdades verdadinhas que julgo, erradamente, disparate. Ajudem-me a esclarecer o que é o quê.

B) Os comentários no blogue serão aprovados sempre que acrescentem algo à discussão e não sejam insultuosos.

Comentários