"Querido Facebook, não uses os meus dados, por favor."

Vamos começar por um disparate que tem enganado muita gente. De vez em quando, lá começa uma correria aos posts em que se declara que o Facebook não tem autorização para utilizar os dados, ou para fazer isto ou aquilo. Esperam quem publica tais declarações que, assim, as fotos e textos fiquem com os direitos de autor protegidos (penso que seja isso).

Mas... Não, não é por porem um qualquer texto na vossa Timeline que o Facebook se vai comportar de forma diferente em relação aos vossos dados. Quando criam uma conta no Facebook, estão a assinar um contrato com essa empresa. Se não concordam com o contrato, não criam a conta. Se, a certa altura, deixam de concordar com o contrato, podem eliminar a conta. Agora não podem declarar, assim para o ar, que já não querem que se aplique esta cláusula ou aquela desse mesmo contrato. Não faz sentido.

Portanto, em termos legais, uma declaração unilateral deste tipo não serve para nada. Além disso, pensem comigo: como é que, tecnicamente, o Facebook conseguiria perceber quem publicou determinado texto legal para adaptar os sistemas automáticos de recolha de dados?

O meu conselho é que vejam, de facto, quais são as regras de privacidade do Facebook. Se não as aceitam, eliminem a conta. Não se ponham a escrever coisas seja onde for, porque não serve para nada.

Comentários