Sobre a vantagem de não ter opinião

Há opiniões que devia ter — pelos vistos — e não tenho. Ou seja, há assuntos sobre os quais reservo o julgamento para mais tarde. Alguns são assuntos importantes. Sobre alguns já tive opiniões, certezas até, e voltei atrás. Outros são assuntos que me são muito caros, mas em que não consigo definir-me. Sinceramente, acho que não é mau de todo. Temos de aprender a não disparar opiniões por tudo e por nada. Temos também de aprender a não ter opinião formada se não tivermos bases sólidas para a formar. Às vezes, ter opinião é apenas um capricho, sem razão nenhuma.

Por exemplo, tenho há anos e anos o que os meus amigos chamam de pancada pela Catalunha, mas não consigo responder se me perguntarem se a Catalunha devia ser independente. Sei lá eu. Mas lá que gosto de saber mais sobre a cultura catalã, gosto. Sei de muitas pessoas que nem sequer sabem bem onde é a Catalunha, mas têm opinião formada sobre o assunto — e têm certezas e indignam-se quando ouvem o "outro lado". Se calhar eles é que sabem.

Comentários