A ignorância de quem acha que os outros são ignorantes é um espanto

No momento em que a Escócia se prepara para votar a independência, a estrutura sui generis do Reino Unido veio à baila nos jornais e nos comentários.

O Reino Unido é um país, no mínimo, complicado. Não é uma federação (como os E.U.A. ou a Alemanha). É um estado unitário, em que várias regiões são antigas nações, que assim se continuam a considerar, por motivos tradicionais. Desde 1997, a Escócia e o País de Gales têm autonomia. Já no que toca ao direito e à religião, a autonomia da Escócia nunca deixou de existir. No entanto, o Parlamento britânico pode, com um simples voto, acabar com toda e qualquer autonomia.

A criação deste Estado teve várias fases: o País de Gales foi totalmente integrado na Inglaterra no século XVI. Em 1707, depois de algumas décadas de "união dinástica", a Inglaterra (incluindo Gales) uniu-se à Escócia, criando o Reino da Grã-Bretanha, onde a Escócia manteve algumas prerrogativas. Em 1801 foi, finalmente, criado o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda. No início do século XX, com a partição da Irlanda, o nome mudou para Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. Apesar de parecer complicado, isto é, mesmo assim, uma simplificação.

Tudo isto para vos mostrar este artigo, onde o interessante são os comentários. A situação é complicada e ninguém espera que os portugueses a compreendam na sua totalidade (nem sequer os ingleses a compreendem!). No entanto, quando um leitor tentou lembrar que o Reino Unido era entre a Grã-Bretanha (união entre Inglaterra/Gales e Escócia) e a Irlanda, foi apelidado de ignorante, porque, pelos vistos, é óbvio a quem percebe da coisa que a união é entre quatro países em pé de igualdade, ponto final. Ora, o que esse leitor diz está tecnicamente correcto: o Reino Unido foi criado em vários etapas. Se quisermos usar uma notação "matemática", podemos dizer que o país se estruturou assim:
  • [(Inglaterra+Gales)+Escócia=Reino da Grã-Bretanha]+Irlanda=Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda (RUGBI)
  • RUGBI - Irlanda do Sul = Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte
O que acontecerá se a Escócia se tornar independente não sabemos, mas é provável que seja criada uma nova designação que mantenha o nome "Reino Unido".

Obviamente, quase todos, para simplificar, consideremos o Reino Unido como uma união entre as quatro entidades originais.

Um dos comentadores intitulou a sua participação no debate de "a ignorância deste povo é um espanto". Ou seja, num debate sobre um tema obscuro de estrutura constitucional dum país estrangeiro, chega-se à conclusão que a ignorância dos portugueses é um espanto -- ainda por cima quando aquilo que disse o "ignorante" em causa está correcto. É espantoso!


Comentários